sábado, 16 de junho de 2012

Ao último suspiro de vida: sonho uma "homenagem".


Vou contar o sonho do sonho que tive à noite
Cemitério o lugar que ninguém quer ir dizer: adeus
Aos ausentes que fazem dele sua nova moradia
A tristeza que corrói os indigentes
A mãe do meu amigo e quem sabe pode ser o amor da minha vida
Só que isso não vem ao caso
A um irmão de coração que perdeu a progenitora
Irmão?Não sei. Pode ser. Ou não
Às lápides que tem os nomes enterrados também
Não. Não direi : aos vermes que comerão carnes
Falta de respeito
Mas que vi um verme saindo de seus pulmões, eu vi.
Uma forma deveras maléfica de dizer
Mas algo que voou da boca da pobre mulher
Vi o último aperto de um filho esvaído de forças
Nesse sonho eu andava pelo cemitério
Meus cabelos curtos se esvaíam ao vento
Sei que isso não interessa
Devaneios da minha parte.
Quando um grupo de amigos do meu atual bairro me chamou
Para ir à Ilha do Governador
Me vi perdida.
E mais. Era show de cantor gospel.
Coisa que realmente não sou fã
Estranho, não?
Se meu melhor amigo mora em Fortaleza e eu estava junto dele também
Um sonho tão inverossímil
Ou não sei se meu espírito desprendeu do corpo
E saí volitando por aí
Não. Não estou me divertindo.
O que Per Gessle fazia em meu sonho?
E por que ele era meu professor na faculdade?
Por que beijei meu amigo no sonho?
Sou uma rameira?
Não. Só digo asneira.
De Fortaleza ao Rio de Janeiro
Em certo momento fui com ele pegar o pote do corpo cremado
Cleiton derramava lágrimas e eu morria de vergonha por não chorar também
Aliás. Se não fosse o acaso, Dona Fanca seria minha sogra.
Confuso porque vi o corpo da mulher no caixão
Vi a mulher mesma dançando em espírito em cima dele
Arrancado um pulmão podre do espírito
Isso é possível?
Não sou irônica de dizer: força.
Até porque não estamos na aula das leis de Newton
E pra ser sincera passei a odiar Física.
Detalhes,isso não vem ao caso.
Só sei que no trajeto até a Ilha do Governador
Fiquei perdida
Meus amigos sumiram no ônibus extremamente lotado
Fiquei em Belford Roxo não sei como
Dona Fanca apareceu pra mim
Quase enfartei e vomitei meu pulmão direito
Que pra todos os efeitos era o pulmão que ela tinha perdido a vida
Você pensou o que?
Que ela viria se vingar e arrancar meu pulmão?
Não. Se pensou isso.
Meu sonho não iria ser um filme de terror clichê.
Modéstia, mas meus sonhos são muito reais
Dona Fanca.
Ela disse pra eu cuidar do filhote dela.
Meu amigo.
E que ela estava bem.
Isso me deu medo.
Mesmo assim acordei perdida em Belford Roxo
Não, sei se tem alguma coisa a ver com o caminho da Ilha do Governador
Só sei que meu deu um medo danado
Que eu nem sei o valor.
Só sabia que a mulher estava vestida de branco
Não queria ver determinadas coisas.
Nem muito menos ter sexto sentido.
Mas pude concluir que a mulher passa bem nesse exato momento.
Per Gessle?
O meu amor platônico
Porém foi tão legal ele falando de Cálculo 1
À base de música
Me senti tocada por ele também
Se perguntou pelas cinzas do corpo da defunta?
Cleiton colocou dentro do violão
E disse que faria música ao som das cinzas
E do arame farpado das cordas do novo violão
Provenientes da cerca que Dona Fanca jazia morta.
Mesmo assim eu acordei perdida.
Fiquei deprimida
Por que contei detalhes de misturas do fictício sonho?
Pareceu uma verdade sem nexo
Foi um sonho , porém 90% das coisas aconteceram.
A única coisa que poderei dizer agora: descanse em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário